Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1379
Title: Agricultura familiar e agroecologia: perfil da produção de base agroecológica no povoado Juçaral, Chapadinha-MA
Other Titles: Family agriculture and agroecology: production profile of agroecological basis in the povoado Juçaral, Chapadinha-MA
Authors: SOUSA, Railton Andrade de
Keywords: Transição agroecológica;
Agricultura familiar;
Sistemas agrários;
Subsistema de cultivo;
Agroecological transition;
Family farming;
Agrarian systems;
Crop subsystem.
Issue Date: 6-Feb-2017
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Abstract: A conversão para sistemas sustentáveis de produção exige a problematização e caracterização da realidade local mediante a participação da comunidade, dessa forma, objetivou-se analisar o sistema de roçado de agricultores familiares da localidade Juçaral, Reserva Extrativista Chapada Limpa, em comparativo aos princípios agroecológicos. A metodologia utilizada foi baseada na análise diagnóstico de sistemas agrários. Foram descritos os subsistemas que constituem o sistema de produção dos agricultores familiares com ênfase no subsistema de cultivo e foram analisados os seguintes aspectos: preparo do solo; nível de diversificação; medidas de controle de pragas e doenças; dependência de insumos externos; nível de produção e a renda. Os dados da pesquisa foram obtidos das entrevistas realizadas com apoio de questionários que foram realizadas com oito agricultores. Verificou-se que a renda bruta familiar anual média é de R$ 11.658,00 e tem como fonte principal os recursos advindos do Instituto Nacional de Seguridade Social -INSS e do Bolsa Família. O extrativismo do babaçu e bacuri são fonte de renda para 75% das famílias, mas representa apenas 3% da composição da renda bruta familiar anual e a agricultura e pecuária somam 15%. O sistema de cultivo é constituído de arroz, mandioca, milho e feijão em sequeiro, os sistemas de criação adotados pelas famílias se resumem a bovinocultura e avicultura, com uma pequena quantidade de animais. Em relação as práticas de base agroecológicas desenvolvidas pelos agricultores, todas as famílias entrevistadas utilizam sementes crioulas de arroz e milho e não utilizam fertilizantes minerais e agrotóxicos (fungicidas, inseticidas e herbicidas). Concluiu-se que os roçados das famílias do Juçaral apresentam-se como agroecossistemas relativamente biodiversificados em que a maioria dos alimentos produzidos pelas famílias são para o autoconsumo, e que as práticas agroecológicas desenvolvidas pelas famílias contribuem para a conservação do ambiente e trazem benefícios a saúde das pessoas da comunidade.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Agronomia – Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão como requisito para obtenção do grau de Bacharel em Agronomia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1379
Appears in Collections:TCC de Graduação do Curso de Agronomia do Campus de Chapadinha

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Railton de Sousa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso313,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.