Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1382
Title: Diagnóstico dos quintais produtivos no assentamento Nossa Senhora de Fátima, município de Coelho Neto-MA
Other Titles: Diagnosis of the productive quintais in the settlement of Our Lady of Fátima, municipality of coelho neto-MA
Authors: COSTA, Heidjane Barbosa
Keywords: Agricultura familiar;
Agroecologia;
Soberania alimentar;
Family farming;
Agroecology;
Food sovereignty.
Issue Date: 6-Feb-2017
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Abstract: As potencialidades das pequenas áreas em torno das casas, onde os agricultores otimizam o espaço cultivando vegetais e criam pequenos animais são denominados quintais produtivos, locais de reprodução dos conhecimentos tradicionais da agricultura camponesa de base agroecológica. O objetivo deste trabalho foi analisar os quintais produtivos das famílias da Vila de Fátima a partir de princípios da agroecologia. A pesquisa foi realizada no assentamento Nossa Senhora de Fátima, município de Coelho Neto, MA. As famílias dos agricultores foram entrevistadas com auxílio de questionários semiestruturados. Nos quintais as famílias produzem frutas, hortaliças, plantas medicinais, condimentos e criam pequenos animais domésticos (aves e suínos), voltados para o autoconsumo e com a comercialização do excedente as famílias incrementam sua renda. Os quintais produtivos exercem importante papel no que diz respeito à segurança alimentar e nutricional das famílias, através da diversidade de produtos de origem animal e vegetal.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Agronomia – Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão como requisito para obtenção do grau de Bacharel em Agronomia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1382
Appears in Collections:TCC de Graduação do Curso de Agronomia do Campus de Chapadinha

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Heidjane Costa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso797,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.