Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1410
Title: Coeficientes alométricos das partes e órgãos de codornas de corte mantidas em diferentes ambientes térmicos
Other Titles: Alometric coefficients of the parties and coding authorities of cut maintained in different thermal environments
Authors: PIEDADE, Gabriela Nunes da
Keywords: Alometria;
Ambiente;
Crescimento;
Modelagem;
Temperatura.
Allometry;
Environment;
Growth;
Modeling;
Temperature.
Issue Date: 12-Jul-2017
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Abstract: Objetivou-se comparar os coeficientes alométricos (b) que descrevem o crescimento das partes e órgãos de codornas de corte mantidas em diferentes ambientes térmicos. Foram utilizadas 300 codornas distribuídas em delineamento inteiramente casualizado, com dois tratamentos (ambiente climatizado (AC) com temperatura de 26ºC e ambiente sem climatização (ASC, 32 ºC)) e seis repetições de 25 aves. Ajustou-se equações alométricas em função do peso em jejum (PJ) para as variáveis: peso do peito (PPEI), coxa (PCX), sobrecoxa (PSCX), asa (PASA), coração (PCOR), fígado (PFÍG), moela (PMOE) e intestino (PINT). Para comparar os “b” das partes e órgãos das aves mantidas nos diferentes ambientes, realizou-se testes de paralelismo. Não houve diferença entre os “b” em nenhuma das partes e órgãos das codornas mantidas no ambiente AC ou ASC. Observou-se que os PPEI e PSCX apresentaram crescimento heterogônico positivo (b>1), PCX crescimento isogônico (b=1), e PASA e órgãos crescimento heterogônico negativo (b<1) em relação ao PJ. Os “b” que descrevem o crescimento das partes e órgãos de codornas de corte mantidas nos diferentes ambientes não são influenciados. O peso do peito e da sobrecoxa apresentaram crescimento tardio, a asa e os órgãos (coração, fígado, moela e intestino) crescimento precoce, e o peso da coxa apresentou crescimento proporcional em relação ao peso em jejum.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Agronomia da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do título de Bacharel em Agronomia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1410
Appears in Collections:TCC de Graduação do Curso de Agronomia do Campus de Chapadinha

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GabrielaPiedade.pdfTrabalho de Conclusão de Curso507,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.