Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1504
Title: OBTENÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DA TRANSESTERIFICAÇÃO DO ÓLEO DE BABAÇU VIA ROTA ETÍLICA UTILIZANDO O LÍQUIDO IÔNICO p-TOLUENOSULFONATO DE PIRIDÍNIO.
Other Titles: OBTAINING BIODIESEL FROM TRANSPOSTERIFICATION OF BABAÇU OIL VIA ETHICAL ROUTE USING IONIC LIQUID PYRIDINUM p-TOLUENOSULFONATE.
Authors: ARAÚJO, Wendel Silva
Keywords: Óleo de Babaçu;
Líquido Iônico;
Biodiesel;
Babassuoil;
IonicLiquidand;
Biodiesel.
Issue Date: 14-Jun-2016
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Abstract: As pesquisas realizadas sobre sínteses de biodiesel evoluem cada dia,devido preocupaçõesa respeito de impactos causados ao meio ambiente, onde gases nocivoscomo CO2lançados à atmosfera correspondemaum dosimpactos gerados. Logo, o uso de matéria-prima renovável como: gorduras de origem vegetal ou animal apresentamamplo potencial, viabilizando a produção de biodieselatravés de processos limpos e eficientes. Este trabalhoteve como objetivo,a obtenção de biodiesel a partir da transesterificação do óleo de babaçu via rota etílica utilizando o Líquido Iônico (LI) p-toluenosulfonato de piridínio[Py+p-TSA-]. A princípio fez-se análise físico-química do óleo de babaçu;a seguir,realizou-se síntese e caracterização do LIonde, na síntese, utilizou-se piridina e ácido p-toluenosulfônico; a caracterização foi realizadapelas técnicas de Espectroscopiade Absorção na Região do Infravermelho com Transformada de Fourier (ATR-FTIR) e Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear de Próton (RMN1H) e por último, sintetizou-se e caracterizou-se o Biodiesel Etílico de Babaçu (BEB); sendo que na síntese, utilizou-se o óleo de babaçucomercial refinado, etanol e LI; a caracterização foi realizada pelas técnicas:Cromatografia Gasosa com Detector de Ionização em Chama (CG-DIC), FTIR utilizando a pastilha de KBre planejamento fatorialpelo programa statistic 10.0.No resultado das características físico-químicas do óleo de babaçu, observou-se que as análises estavam dentro da faixa estabelecida pelas normas “American OilChemist’sSociety” (AOCS)e “American Society for TestingandMaterials” (ASTM). Logo,o líquido iônico p-toluenosulfonato de piridínio demonstrou boa atividade catalítica na reação de transesterificação do BEB, atribuído a sua forte acidez de Bronsted, estrutura e estabilidade. A conversão de ésteres etílicos apresentou resultado acentuado acima de 80%.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Monografia apresentada à Coordenaçãodo Curso de Química Industrial da Universidade Federal do Maranhão, para a obtenção do título de Bacharel em Química Industrial.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1504
Appears in Collections:TCCs de Graduação em Química Industrial do Campus do Bacanga

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WendelAraújo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.