Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1509
Title: PROPRIEDADES ESTRUTURAIS, VIBRACIONAIS E DIELÉTRICAS DE FERRITAS DE ZINCO SUBSTITUÍDAS POR GADOLÍNIO (ZnGdx Fe2-xO4 ; x = 0,012; 0,025; 0,05; 0,75; 0,1) PELO MÉTODO HIDROTERMAL ASSISTIDO POR MICRO-ONDAS.
Other Titles: STRUCTURAL, VIBRATIONAL AND DIELECTRIC PROPERTIES ZINC REPLACED BY GADHOLINE (ZnGdx Fe2-xO4 ; x = 0.012; 0.025; 0.05; 0.75; 0.1) BY THE HYDROTHERMAL METHOD ASSISTED BY MICRO-WAVES.
Authors: BORGES, Mikaelly Daiany Ferreira
Keywords: Ferritas;
Terras Raras;
Micro-ondas;
Propriedades Dielétricas;
Ferrites;
Rare Lands;
Microwave;
Dielectric Properties.
Issue Date: 2-Sep-2016
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência da inserção de Gadolínio sobre os parâmetros estruturais, vibracionais e dielétricos nas ferritas de zinco preparadas pelo método hidrotermal assistido por micro-ondas. As medições de difração de Raios-X confirmaram a formação da estrutura de espinélio pertencente ao grupo espacial Fd3m, sem a presença de fases secundárias. Os tamanhos dos cristais variaram de 3,01 a 5,04 nm, aumentando proporcionalmente com o aumento da concentração dos dopantes. Os espectros de FTIR, indicaram a presença de modos vibracionais atribuídos a ligação (M-O) em seus respectivos sítios, tetraédricos e octaédricos (400 e 600 cm-1). Os resultados de espectroscopia Raman confirmaram a formação da fase espinélio uma vez que demonstraram as atribuições características do material A1g, Eg, T²1g, T²2g e T²3g. A permissividade dielétrica diminuiu com o aumento da frequência e o teor de Gd. A impedância de Nyquist plotado apresenta dois semicírculos deprimidos atribuídos a estruturas policristalinas. Tal comportamento dielétrico pode ser descrito por um modelo elétrico que combina dois circuitos, cada um constituído por uma resistência e um elemento de fase constante em paralelo atribuído à massa e a resistência limite de grão.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Química Industrial da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) como requisito para obtenção do título de bacharel em Química Industrial.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1509
Appears in Collections:TCCs de Graduação em Química Industrial do Campus do Bacanga

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MikaellyBorges.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.