Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1568
Title: ANALISE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE COCO COMERCIALIZADA NA CIDADE DE GRAJAÚ, MARANHÃO
Other Titles: PHYSICAL-CHEMICAL AND MICROBIOLOGICAL ANALYSIS OF COCONUT WATER COMMERCIALIZED IN THE CITY OF GRAJAÚ, MARANHÃO
Authors: SANTOS, Nadson Barbosa
Keywords: Água de coco;
Parâmetros Físico-Químicos e Microbiológicos;
Legislação;
Coconut water;
Physico-Chemical and Microbiological parameters;
Legislation.
Issue Date: 29-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal do Maranhão
Abstract: A água de coco é uma bebida natural, pouco calórica, com sabor agradável, e quando envasada insere-se na linha dos produtos de conveniência, apresentando praticidade no manuseio, estocagem e uma vida de prateleira prolongada. Com base no cenário econômico da cidade de Grajaú-MA, a venda de água de coco envasada vem se expandido de forma rápida. Nos últimos anos em decorrência da busca de um estilo de vida mais saudável, e emdecorrência da cidade ser muito quente, ou seja, possuir uma temperatura elevada, fez emergir no mercado desta cidade duas marcas de água de coco muito consumida pela população por apresentar sabor característico ao produto quando consumido in natura. Desta forma, surgiu a necessidade de se realizar uma investigação da qualidade deste produto, por meio de análise Físico-Química e Microbiológica, e avaliar se as marcas estão de acordo com à legislação vigente (normativo nº 31 de 13 de agosto de 2009). Duas marcas de água de coco industrializadas mais vendidas na cidade de Grajaú/MA, foram coletadas em supermercados. Foram analisados acidez total titulável, pH, densidade, turbidez, condutividade, vitamina C, ºBrix, açucares, cinzas, coliformes totais e fecais. Os resultados mostram que o pH e acidez titulável para ambas as amostras estão acima do limite permitido pela legislação. Os valores nutricionais descrito nos rótulos das duas marcas analisadas não condizem com os resultados encontrados. Os resultados das análises microbiológica mostram que não há presença de coliformes fecais e totais nas amostras analisadas.
Description: Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Química, da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Grajaú, como requisito para obtenção do título de Licenciado em Ciências Naturais, habilitação em Química.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1568
Appears in Collections:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NadsonSantos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso286,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.