Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/809
Title: IDENTIFICAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS OBRAS DE EXPANSÃO DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS (EFC): uma pesquisa de campo no bairro Inhaúma, Zona Rural de São Luís - MA
Authors: Machado, Elma Sousa
Keywords: Estrada de Ferro Carajás
Inhaúma
Mineração no Brasil
Gestão Ambiental
Sustentabilidade
Issue Date: 31-Aug-2016
Abstract: Identificar os impactos sociais e ambientais oriundos das obras de expansão da Estrada de Ferro Carajás (EFC) no Bairro Inhaúma em São Luís – MA. A pesquisa foi realizada com 50 moradores posteriormente à confirmação das obras e busca informal por informações sobre prováveis alterações no meio ambiente e na sociedade local três meses antes da aplicação do questionário. Foi utilizado o software Excel para tabulação de dados e geração de gráficos com os percentuais representativos de cada quesito. Para embasamento teórico do estudo, foram explanados temas relacionados ao mesmo, como Economia da Indústria de Mineração no Brasil, Companhia Vale e o Projeto S11D, Sistema Ferroviária Nacional, Gestão Ambiental, Sustentabilidade, Licenciamento Ambiental. A pesquisa foi realizada em julho de 2016 por meio da aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, visando identificar possíveis impactos no meio ambiente e na vida dos moradores após o início das obras de expansão na EFC, que passa no bairro. Foram constatados impactos negativos tanto ambientais quanto sociais, concluindo-se que a execução do projeto não desenvolveu ações para evita-los, mesmo com a Vale já possuindo o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), onde tem-se o planejamento de ações para evitar, amenizar e/ou eliminar possíveis problemas. Após as empresas responsáveis serem comunicadas não houve erradicação dos problemas, apenas tentativas para amenizar alguns, mas sem sucesso. Os resultados mostram que a geração de empregos é o único impacto positivo na concepção da população da comunidade, mas de forma geral consideram negativas as obras no bairro. A Gestão Ambiental nas organizações é de extrema relevância para a sustentabilidade econômica e do meio ambiente.
Description: Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, para conclusão de curso.
Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, para conclusão de curso.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/809
Appears in Collections:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ElmaSousaMachado.pdf8,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools