Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/810
Title: A GESTÃO PÚBLICA E O INCENTIVO À INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA EDUCAÇÃO: uma análise da execução do Projeto Acesso Amigo no município de São José De Ribamar- MA.
Authors: Pereira, Alexssandra de Souza
Keywords: Gestão Pública
Inclusão Sóciodigital
Educação
Issue Date: 31-Aug-2016
Abstract: O termo inclusão hoje é bastante divulgado em diferentes aspectos da sociedade. A gestão pública tem um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias para a inclusão sociodigital, tendo em vista a produção de novos modelos sociais, com projetos, planos e caminhos próprios de cada área de responsabilidade do governo, através de incentivos às políticas públicas que transformem o ambiente econômico e social do país, estado e/ou município. O termo inclusão social diz respeito à participação ativa do cidadão em ações na comunidade, no governo e na sociedade civil. O termo inclusão digital diz respeito às ações que buscam inserir o cidadão por meio do aprendizado, oferecendo-lhes as habilidades necessárias para manipular a tecnologia de acesso à informação. A presente pesquisa tem por finalidade identificar como a Gestão Pública pode incentivar a inclusão sociodigital, através da implantação do Projeto Acesso Amigo, como ferramenta para melhoria da educação e desenvolvimento do aluno. A metodologia adotada nesta pesquisa foi caracterizada como Descritiva e Explicativa, com abordagem quantitativa e qualitativa, também considerada uma pesquisa bibliográfica e documental. A amostra da pesquisa foi por conveniência, realizada na rede de escolas municipais de São José de Ribamar que participam do Projeto Acesso Amigo. Observou-se que alunos responderam positivamente quanto à avaliação individual do projeto, demonstrando interesse e motivação para participação das aulas. Os professores e gestores relatam que foi perceptível o desenvolvimento estudantil após a implantação do Projeto, melhorando não apenas o aprendizado, mas uma evolução na proatividade dos alunos. Notou-se que a gestão pública, por meio da Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar – MA, vê como promissor o Projeto implantado por ela, apesar das dificuldades encontradas, esforça-se para cumprir com seu papel de gestora visando o bem comum da sociedade.
Description: Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel.
Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/810
Appears in Collections:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexssandradesouzapereira.pdf1,9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.