Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/841
Title: MANEJO DE BOVINOS LEITEIROS JOVENS EM PROPRIEDADES DA MESORREGIÃO LESTE MARANHENSE
Authors: Santos, Aylpy Renan Dutra
Keywords: bezerras
novilhas
pecuária leiteira
tecnologia de produção
Issue Date: 30-Aug-2016
Abstract: A criação de bezerros, principalmente novilhas deve ser considerada como uma das principais atividades na pecuária leiteira, pois esta fase representa as chances do aumento do rebanho e de seu melhoramento genético. O presente estudo teve como objetivo fazer um diagnóstico do manejo de bovinos leiteiros jovens em unidades com produção de leite (UPL) da Mesorregião Leste Maranhense em função do estrato de produção. A aquisição dos dados foi obtida através da aplicação de um questionário aos proprietários ou a alguém designado por eles em 12 UPL, entre março e maio de 2016. As UPLs foram agrupadas em dois estratos de acordo com a produção: Menor produção (<150L/dia); Maior produção (>150L/dia). O questionário continha 30 questões, as quais abrangiam aspectos do manejo da vaca gestante, manejo na fase de cria e recria das bezerras. Os resultados obtidos permitiram conhecer algumas características principais, como: Manejo e alimentação de vacas secas, cuidados ao parto, instalações e alimentação de bezerros, desmama e reprodução de novilhas leiteiras. A secagem das vacas era feita em 75% das propriedades com média de 93 dias antes do parto. A alimentação das vacas secas era baseada no uso de pastagens e apenas 33% dos produtores proporcionavam alguma suplementação a estes animais. O parto era assistido numa frequência maior nas propriedades com menor produção. Em 90% das propriedades havia ocorrência de retenção de placenta. A maioria dos produtores usavam piquetes coletivos para alojamento dos bezerros. A cura do umbigo era feita em 92% das UPL. Em média, as novilhas eram cobertas/inseminadas quando pesavam 255 kg de peso vivo. A frequência de inseminação artificial foi maior nas propriedades com maior produção de leite. O manejo de bovinos leiteiros jovens da Mesorregião Leste apresenta diversas falhas e baixa utilização de tecnologias, o que se deve à falta de conhecimento dos produtores e funcionários, bem como a ausência de assistência técnica.
Description: Monografia apresentada ao Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Maranhão, como requisito indispensável para obtenção do título de Bacharel em Zootecnia.
Monografia apresentada ao Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Maranhão, como requisito indispensável para obtenção do título de Bacharel em Zootecnia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/841
Appears in Collections:TCC de Graduação em Zootecnia do Campus de Chapadinha

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MonografiaAylpyRenan.pdf255,05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.