Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/936
Title: Atributos físicos do solo e sua relação com a população de Pratylenchus brachyurus em cultivo de soja na microrregião de Chapadinha, MA
Authors: Ramos, Hadassa Abreu
Keywords: Nematoides
características físicas
profundidades
Nematodes
physical characteristics
depths
Issue Date: 25-Aug-2016
Abstract: Ramos, H.A., Doihara, I. P. 2016. Atributos físicos do solo e sua relação com a população de Pratylenchus Brachyurus em cultivo de soja na microrregião de Chapadinha, MA. O presente trabalho foi desenvolvido visando avaliar possíveis alterações na população de Pratylenchus brachyurus sobre a influência dos atributos físicos do solo e em profundidade numa área produtora de soja no município de Mata Roma- MA. A área analisada utiliza o sistema convencional de plantio de soja. Foram coletados em dois períodos (seco e chuvoso), oito amostras indeformadas e deformadas compostas de solo (cada uma com sete subamostras), em três profundidades de 0 a 0,10 m; 0,10 a 0,20m; 0,20 a 0,30m. As analises físicas do solo foram realizadas para determinar propriedades físicas. A quantidade de nematoides no período seco e chuvoso, foram submetidos à análise de variância e, quando significativos, submetidos à análise de regressão. Foi realizada a analise não paramétrica, para os dados não normais e para os dados fora da normalidade, foi utilizado a estatística paramétrica. Para verificar a associação de P. brachyurus com os atributos físicos do solo e as três profundidades foi utilizado a análise multivariada em regressão por Mínimos Quadrados Parciais. Foi verificado que houve correlação entre os atributos físicos do solo com os níveis populacionais de P. brachyurus. A quantidade de P. brachyurus no período seco foi maior na profundidade de 0 a 0,10 m. E nesta profundidade foi encontrado maiores valores de densidade, macroporosidade e menor microporosidade influenciando na população de Pratylenchus brachyurus.
Description: Monografia apresentada à banca examinadora na Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Agronomia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/936
Appears in Collections:TCC de Graduação do Curso de Agronomia do Campus de Chapadinha

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hadassa.pdf389,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.