Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1101
Title: ABUSO PSICOLÓGICO INFANTIL INTRAFAMILIAR: estudo sobre a violência psicológica sofrida por crianças e adolescentes no ambiente familiar à luz da doutrina da proteção integral
Authors: Pinto, Larissa Silva
Keywords: Abuso infantil
Abuso psicológico
Violência doméstica
Direitos das crianças e dos adolescentes
Doutrina da Proteção Integral
Child abuse
Psychological abuse
Domestic violence
Rights of Children and adolescents
Integral Protection Doctrine
Issue Date: Dec-2014
Abstract: O objetivo desse trabalho é relatar a violência psicológica sofrida por crianças e adolescentes no âmbito familiar. Com esse intuito, realizou-se pesquisa bibliográfica, construindo-se o conceito de abuso psicológico infantil a partir da conjunção dos estudos de PITZNER E DRUMMOND, GARBARINO, GUTTMAN E SEELEY, bem como AZEVEDO E GUERRA. Após, abordou-se o tema da violência psicológica infantil na família, com base no conceito de violência de CHAUÍ e de violência doméstica contra crianças e adolescentes de GUERRA. Por fim, realizou-se uma comparação intercontinental acerca do abuso psicológico infantil intrafamiliar à luz da proteção integral, através de documentos oficiais da ONU, CIDH, CEDH e ONGs. Como resultado, observou-se que apesar da maior visibilidade do tema abordado, a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes tais como constam na CF/88, ainda não é uma realidade no país.
Description: Trabalho apresentado à Universidade Federal do Maranhão como pré-requisito para a obtenção do grau de bacharel no Curso de Direito.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1101
Appears in Collections:TCC de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LarissaPinto.pdfTCC - LARISSA SILVA PINTO321,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools