Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1246
Title: EM DEFESA DA VIDA: Crítica à forma-alienação e à forma-espetáculo em Guy Debord e Raoul Vaneigem (textos selecionados)
Authors: Reis, Yuri Brito dos
Keywords: Sociedade do Espetáculo
Alienação
Fetichismo da mercadoria
Société du Spectacle.
Aliénation
Fétichisme de la marchandise
Issue Date: 22-Dec-2011
Abstract: ensaio monográfico que trata da crítica radical da alienação engendrada por Guy Debord, Raoul Vaneigem e os situacionistas. A teoria crítica da sociedade do espetáculo é o aprofundamento da reflexão marxiana da alienação e do fetichismo da mercadoria num mundo cada dia mais carcomido pela humanidade alienada.Portanto, investigamos as raízes do fenômeno da alienação social no movimento de produção e reprodução dos homens pelo ato de trabalho, evidenciando o complexo processo de desumanização contemporâneo que se traduz através da reprodução em escala ampliada da sobrevivência. Contra a sociedade do espetáculo e em defesa da vida inalienavelmente genuína, ancorados no edifício teórico-prático de Marx; afinal, escapamos de todos os rigores do clima, de todos os ataques de outros animais selvagens maiores e mais fortes, de todas as intempéries de uma natureza hostil e monumental que nos subjugava, dominamos tal panorama, inventamos Deus e mais todos os deuses e nos deixamos escravizar por eles, matamos todos eles e nos tornamos senhores e donos da natureza, saímos das carruagens para sondarmos o cosmos in loco em menos de 100 anos para no final – final? - morrermos soterrados embaixo da mentira de um capitalismo pretensamente triunfante e invencível?
Description: Monografia apresentada ao Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Licenciado em Filosofia. Orientador: Prof. Esp. Vinicius Pereira Bezerra
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1246
Appears in Collections:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YuriBritosReis.pdf609,97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.