Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/924
Title: AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DA DIETA DE PACIENTES ONCOLÓGICOS SUBMETIDOS AO TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO: um estudo caso - controle
Authors: Sousa, Andressa Rodrigues de
Keywords: Câncer
Alimentação
IQD-R
Cancer
Food
IQD-R
Issue Date: 4-Jul-2014
Abstract: Pacientes oncológicos passam por diversas alterações no hábito alimentar devido às modalidades terapêuticas a que são submetidos, isso afeta o estado nutricional e interfere de maneira negativa na saúde e qualidade de vida do paciente. O objetivo deste estudo foi analisar o Índice de Qualidade da Dieta de pacientes oncológicos submetidos à quimioterapia e compará-los a um grupo controle. O estudo foi realizado no Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho e participaram 100 pacientes de ambos os sexos, sendo a relação caso:controle 1:1. Foram realizadas: avaliação nutricional (peso, altura, índice de massa corporal) e avaliação de ingestão alimentar com Inquérito Recordatório Alimentar de 24 horas. A avaliação da qualidade da dieta foi realizada por meio do Índice de Qualidade da Dieta Revisado (IQD-R). De acordo com a pontuação do IQD-R, nenhum dos participantes apresentaram dieta “saudável”, 76% apresentaram dieta que “necessita de modificações” e 24% dieta “inadequada”. O grupo caso apresentou pontuação mais elevada para o IQD-R (59,65±10,13) e componentes como: frutas totais (1,87±2,14) e integrais (2,79±2,44), vegetais totais (1,22±1,68), leites e derivados (4,93±3,18), sódio (6,20±3,49) e gordura saturada (9,14±1,95), quando comparado com o grupo controle. Quanto ao estado nutricional o grupo controle apresentou excesso de peso com maior prevalência nos dois tipos de dietas avaliadas (“inadequada” = 60,0%) e “necessitando de modificações”= 65,7%). Já em pacientes casos, o estado nutricional eutrófico foi mais evidente em ambos os tipos de dietas (“inadequada”= 55,6% e “necessitando de modificações”= 56,1%). A qualidade da dieta de pacientes oncológicos, avaliada pelo IQD-R, no geral, apresentou-se necessitando de melhoras, o que indica que intervenções focadas nas mudanças dietéticas são necessárias para aprimorar o consumo alimentar dos mesmos no intuito de melhorar a resposta ao tratamento e a qualidade de vida desses pacientes.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia apresentada ao curso de Nutrição, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, para a obtenção do grau de bacharel em Nutrição.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/924
Appears in Collections:TCCs de Graduação em Nutrição do Campus do Bacanga

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AndressaSousa.pdf466,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.