Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1072
Title: O DIREITO AO RECONHECIMENTO DA ASCENSÃO PATERNA: implantação e resultados do projeto “Reconhecer é Amar!” no município de São Luís-MA
Authors: Soares, Ana Paula Paixão
Keywords: Família
Filiação
Reconhecimento de paternidade
Programa “Pai Presente”
Provimento N.º 16 do Conselho Nacional de Justiça
Projeto “Reconhecer é Amar!”.
Family
Membership
Paternity recognition
"Pai Presente" program
Provision number 16 of the National Council of Justice
Project "Reconhecer é amar”
Issue Date: 14-Jul-2015
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar os procedimentos e as consequências da implantação do projeto “Reconhecer é Amar!” do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão no município de São Luís, o qual tem por principais objetivos a simplificação do trâmite para efetivação do reconhecimento de paternidade e a consequente diminuição da quantidade de pessoas que não possuem a indicação do nome do pai no registro de nascimento. Para isso, foi necessário estudar o conceito e a evolução histórica dos institutos “Família” e “Filiação” no ordenamento jurídico brasileiro, observando as garantias estabelecidas pela Constituição Federal de 1988 à entidade familiar. Abordaram-se, ainda, as espécies de reconhecimento de paternidade e as legislações atuais que regem este instituto. Busca-se apresentar os pontos positivos, negativos e os resultados do projeto “Reconhecer é Amar!”, identificando se o programa em análise representa um avanço jurídico na garantia do direito à filiação.
Description: Monografia apresentada ao Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão para obtenção do grau de Bacharela em Direito.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1072
Appears in Collections:TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaPaulaSoares.pdfTCC - ANA PAULA PAIXÃO SOARES5,9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.